As reuniões pedagógicas vêm sendo apontadas como
espaço privilegiado nas ações partilhadas do coordenador pedagógico com os professores, nas quais
ambos se debruçam sobre as questões que
emergem da prática, refletindo sobre
elas, buscando-lhes novas respostas e novos saberes, ao mesmo tempo. (2007, pág 45).
Desse modo, as reuniões pedagógicas é
um espaço privilegiado para a discussão da
prática pedagógica, bem como um ambiente propício para a reflexão, para a busca
de soluções sobre os problemas que surgem
e para o compartilhamento de novas práticas
de ensino. Nesta, constante ação reflexiva e crítica das
intervenções possibilita
mediar os saberes em transformação, assim, se dão os primeiros passos para
conduzir os alunos a uma descoberta constante e com possibilidade de em estudo
prazeroso.
A conquista de um clima de confiança
para discussão de acertos e erros deve ser enriquecida, também, com saberes
elaborados por diferentes grupos de educadores, em diferentes espaços
educacionais. (Bruno; Christov, 2009, pág 60).
Nesse
sentido, a ressignificação desses espaços exige uma intervenção própria e adequada a cada reunião.
A transformação das reuniões que
acontecem na escola em espaços de reflexão e produção de saberes sobre a
docência exige o envolvimento de todos para que tais reuniões não assumam a condição
de Horário de Trabalho Perdido.(Bruno; Christov, 2009, pág 61).
É
preciso que haja um bom convívio e cumplicidade entre os membros da equipe que compõe
a direção da escola e que de fato essa ligação não tenha falhas ou emendas. Que cada um exerça sua
função pensando no resultado em grupo e na
conquista em conjunto e acima de tudo na melhoria da qualidade do ensino.
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