sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Reunião Pedagógica


As reuniões pedagógicas vêm sendo apontadas como espaço  privilegiado nas ações  partilhadas do coordenador  pedagógico com os professores, nas quais ambos se  debruçam sobre as questões que emergem da prática,  refletindo sobre elas, buscando-lhes novas respostas e novos  saberes, ao mesmo tempo. (2007, pág 45).

Desse modo, as reuniões pedagógicas é um espaço privilegiado para a discussão  da prática pedagógica, bem como um ambiente propício para a reflexão, para a busca de  soluções sobre os problemas que surgem e para o compartilhamento de novas  práticas de ensino. Nesta, constante ação reflexiva e crítica das
intervenções possibilita mediar os saberes em transformação, assim, se dão os primeiros passos para conduzir os alunos a uma descoberta constante e com possibilidade de em estudo prazeroso.
A conquista de um clima de confiança para discussão de acertos e erros deve ser enriquecida, também, com saberes elaborados por diferentes grupos de educadores, em diferentes espaços educacionais. (Bruno; Christov, 2009, pág 60).

Nesse sentido, a ressignificação desses espaços exige uma intervenção própria e  adequada a cada reunião.

A transformação das reuniões que acontecem na escola em espaços de reflexão e produção de saberes sobre a docência exige o envolvimento de todos para que tais reuniões não assumam a condição de Horário de Trabalho Perdido.(Bruno; Christov, 2009, pág 61).

É preciso que haja um bom convívio e cumplicidade entre os membros da equipe que compõe a direção da escola e que de fato essa ligação não tenha  falhas ou emendas. Que cada um exerça sua função pensando no resultado em grupo e  na conquista em conjunto e acima de tudo na melhoria da qualidade do ensino.










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