A escola

A Domingos Moeda

A Escola Estadual Domingos Moeda, situada à Rua Coronel Ulisses Luna, n° 04, TP (82) 3644 1585, Centro, Município de Água Branca - Alagoas, criada pelo Decreto 33 249 388 de 01 de dezembro de 1989-SEE/Al, está sob jurisdição da 11ª Coordenadoria de Educação, com sede no município de Piranhas Al.
A Escola Estadual Domingos Moeda ministra o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, nos trê funcionando emtre sl de 5ª a 8ª sus ministrars turnos: matutino, vespertino e noturno.

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Gestão Escolar


“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire

Os artigos 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e 22 do Plano Nacional de Educação (PNE) indicam que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares. Devemos enfatizar então que a democracia 
na escola por si só não tem significado. Ela só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade.

A Gestão democrática na Domingos Moeda visa a compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Plano Político pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção coletiva e que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar.
A gestão democrática de nossa Escola está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional. Com a aplicação da política da universalização do ensino estabelecemos como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação.

As atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do gestor da educação são tão importantes quanto a prática de ensino em sala de aula. No entanto, de nada valem estes atributos se o gestor não se preocupar com o processo de ensino/aprendizagem na sua escola. Aqui, os gestores procuram diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, buscam a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional. Pois, o Gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. O gestor, que pratica a gestão com liderança deve buscar combinar os vários estilos como, por exemplo: estilo participativo que é uma liderança relacional que se caracteriza por uma dinâmica de relações recíprocas; estilo perceptivo/flexível que é uma liderança situacional que se caracteriza por responder a situações específicas;estilo participativo/negociador que é uma liderança consensual que se caracteriza por estar voltada a objetivos comuns, negociados; e estilo inovador: que é uma liderança prospectiva que se caracteriza por estar direcionada à oportunidade, isto é, à visão de futuro. O gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega à sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade.


Proposta Pedagógica 


Temos como meta: oferecer condições para que o aluno seja capaz de compreender os mecanismos de aprendizagem e de elaborar conhecimentos;
contribuir para que o aluno se torne um sujeito autônomo e crítico, capaz de apresentar reflexões fundamentadas;
integrar o educando à sua realidade histórico social, evitando a propagação de atitudes individualistas;
- orientar o aluno à participação, à trocas, à colaboração, à criação, à crítica, fazendo com que - se torne sujeito  de sua aprendizagem na aquisição do conhecimento;
- fornecer ao aluno os recursos instrumentais da cultura, da ciência e da tecnologia, capacitando-a para a sua compreensão do mundo e do seu momento histórico, bem como preparando-o para tuar de forma consciente e consequente nessa sociedade;
- contribuir para formar e informar o educando, criando condições para que ele se mostre criativo, como iniciativa, participativo, analítico e que estabeleça relações entre  os diferentes conteúdos e disciplinas;
- delimitar o espaço  de atuação do aluno, levando-o a perceber a importância dos limites, respeito às regras e normas emanadas da autoridade;
- aperfeiçoar a postura de estudante que o aluno vem desenvolvendo desde seu ingresso na escola, o que implica a autonomia e o compromisso de realizar tarefas escolares, organizar-se e se responsabilizar por seus materiais, cumprir com os prazos combinados e definidos,

-planejar suas ações com antecedência, interagir com os colegas de forma polida, camarada e leal.