A socialização
do aluno é feita por intermédio de regras que representam o limite que regula
as relações presentes entre as pessoas. Por meio dessa estrutura de jogo, o
aluno pode construir normas para suas brincadeiras e, assim, descobrir,
interagir e ampliar seus conhecimentos.
O futuro do aluno envolve sua
inserção no mundo do trabalho. Nessa inserção, o jogo de regras representa um
papel importante. Por meio dele, a criança é colocada em contato com
restrições, limites, possibilidades, enfim, com a vida regularizada e
harmônica. “Sem regra não há trabalho e sem trabalho não há regra.” (MACEDO).
A Psicologia, que tem o jogo como
um de seus instrumentos, poderia ser definida como uma forma de tratamento que
resgata, prepara ou
aprofunda, no presente, as condições para o trabalho
escolar, promovendo competências importantes para seu trabalho profissional no
futuro. (RICCETTI,2001,p.22)
Com relação à
Matemática, os jogos de regras possibilitam à criança construir relações
qualitativas ou lógicas, aprender a raciocinar e a questionar seus erros e
acertos.
Com relação às ciências físicas e
naturais, os jogos de regras trabalham com hipóteses, sendo possível testar
neles variações, controlar as condições favoráveis, observar o desenvolvimento
da partida, medir os riscos, pesquisar, enfim, produzir conhecimento comparável
ao produzido pelo método científico.
Já na área de línguas, pode-se
comparar uma partida de jogo de regras a uma produção textual, pois em ambos é necessário
interpretar para tomar decisões, conferir significações, atribuindo sentido aos
diferentes momentos da partida, produzir uma sintaxe e ordenar logicamente as
jogadas, etc.
Com a utilização de um jogo, nunca
se está perdendo tempo. Com eles, os alunos aprendem a aprender, a estudar, a
investigar, a tomar decisões, a analisar as condições, etc. É importante
conscientizar que o jogo não é apenas um entretenimento, pois também envolve
responsabilidade, respeito pelos demais jogadores e pelo grupo em geral, uma
vez que não se trata de passar algum tempo brincando, mas de aprender, de forma
divertida, o máximo possível.
Clique na imagem para ir ao slide
Nenhum comentário:
Postar um comentário