“O homem cria, não apenas porque
quer, ou gosta e sim porque precisa; ele só pode crescer, enquanto ser humano,
coerentemente, ordenando, dando forma,criando.”
Fayga Ostrower
Por:
Junice Maria
Pereira
Eunice
Aparecida Caixeta
A educação através da Arte vem ganhando
grande importância no cenário educacional
atualmente.
Isso ocorre quando pensamos em uma forma social, cultural e profissional dos educandos.
Ao abordarmos o ensino de Artes percebemos que foram inúmeras as tendências
que influenciaram o ensino e aprendizagem da disciplina ao longo de sua
história. Os próprios conceitos de Arte e de ensino sofreram modificações com o
passar do tempo. Até pouco
tempo atrás, o ensino da disciplina Arte baseava-se
no “deixar fazer”, culminando com a exposição dos trabalhos dos alunos.
Entretanto, mais do que falar em
conteúdo, as aulas de
Artes atualmente primam por possibilitar
aos alunos uma relação entre o
mundo e a
maneira que o homem encontra para perceber este mundo ao longo do
tempo.
Lidar com o fazer artístico hoje,
consiste além de criar, também o construir um olhar crítico, perceptivo,
identificando elementos estéticos e seus diversos significados.
Cabe ao professor, mostrar aos alunos
as diversas possibilidades que encontramos através das expressões artísticas,
considerando inúmeros elementos que compõem o fazer Arte. O professor tem na Arte um grande suporte
para seu trabalho educativo, através do qual se têm a possibilidade de observar
tendências individuais e a partir destas, encaminhar a formação do gosto,
estimular a inteligência e ajudar na formação da personalidade de seus alunos,
sem se reter a preocupação com a formação de artistas.
É necessário que o(a) professor(a)
possibilite aos alunos o desenvolvimento de sua percepção,
imaginação, raciocínio, controle gestual , dentre outros aspectos que ajudarão
no processo de ensino aprendizagem, tornado-os seres capazes de analisar,
refletir e emitir opiniões.
Não descartamos aqui a possibilidade de
descobrir talentos e despertar nos alunos suas
habilidades, incentivando-os a produzirem e se desenvolverem as mais diversas
formas de expressão artística, porém o que se torna relevante atualmente, é
muito mais do que a produção e a exposição de trabalhos dos alunos em si, mas
antes, fazer com que eles compreendam como os processos acontecem e sejam
capazes de entender o valor cultural e histórico de cada forma de Arte. De nada
adianta o aluno ter a habilidade de desenhar, se ele não é capaz de entender,
por exemplo, a teoria das cores.
É
necessário que o aluno tenha maturidade suficiente para que, caso chegue a
produzir alguma forma de expressão artística, seja ela qual for, ele seja capaz
de entender seus procedimentos, conhecer seus preceitos e tenha a segurança de
expor para os outros um pouco de sua história, analisando e refletindo quanto a
sua importância em nossas histórias individuais
e ao mesmo tempo sendo parte da história geral.
Através
da Arte temos a oportunidade de esclarecer com maior consistência nossos sentimentos,
além de termos a possibilidade de desenvolver nossa imaginação, aumentar nosso
conhecimento histórico e cultural, vivenciar e ampliar situações distantes e
nossa visão de mundo além de nos proporcionar um equilíbrio entre o sentir e o
pensar.
Embora a Arte Educação forneça aos educadores
inúmeros subsídios para se trabalhar o desenvolvimento intelectual, a reflexão,
o senso crítico dos educandos, o ensino da disciplina encontra ainda hoje,
certos entraves que a restringem a um papel secundário na educação.
Por muitas vezes nos deparamos com professores
trabalhando a disciplina de forma ainda fragmentada, abordando as diferentes
linguagens artísticas como conteúdos distintos, sem uma integração que permita
aos alunos uma expressão global.
É necessário adotar uma postura preparada para
uma atuação consciente, conforme a realidade de seus alunos, respeitando as
expressões naturais que eles apresentam ao mesmo tempo em que os incentiva a
compreender as expressões pessoais e sociais que as diversas formas de
expressão artísticas nos proporcionam.
Afinal, o homem está sempre em construção,
produzindo novidades, mas sempre se baseando em algum momento, a tendências já
existentes em nosso legado cultural, bem como gerando durante seu processo
marcas que serão posteriormente, seguidas, analisadas e criticadas, como têm
sido através dos tempos, com tudo que envolve nossa maravilhosa e imensamente
diversificada cultura.
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