A adolescência é a fase em que acontecem muitos conflitos ocasionados pelas transformações psicobiológicas vividas por todos nós. Surgem as curiosidades, as dúvidas, as incertezas, a vontade de conhecer, de experimentar o novo, mesmo sabendo dos riscos e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões.
É o momento em que o jovem procura a sua identidade, não mais se baseando apenas nas orientações dos pais, mas também, nas relações que constrói com a rede social no qual está inserido, principalmente com o círculo de amigos.
A escola em sua ação transformadora pode desempenhar um papel relevante na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Tendo como “foco principal a reflexão, que contribua para a visão crítica das situações e dos problemas e para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de escolha dos adolescentes”. (SENAD, 2010)
Assim, o projeto “Diga não às drogas” da Escola Estadual Domingos Moeda, tema proposto para a Feira de Ciências 2011. No intuito de oportunizar a reflexão crítica diante do problema e diminuir a probabilidade dos alunos assumirem comportamento de risco.
Clique na imagem para ampliar
Nenhum comentário:
Postar um comentário