terça-feira, 22 de novembro de 2011

Próteses de retina, uma luz para cegueira.

 Empresa americana cria dispositivo que inclui um chip no olho e uma câmera incorporada a lentes que capturam as imagens e transmitem os sinais para o olho.


A empresa americana Second Sight criou um aparelho que pode reverter a cegueira. O Argus II é um dispositivo que inclui um chip no olho e uma câmera incorporada a lentes.

A câmera captura as imagens as processa, transformando-as em sinais que são transmitidos para o chip. Esse chip funciona como uma matriz de eletrodos que estimulam as células da retina
produzindo luz no campo de vista do paciente. 
            O sistema permite que os pacientes 
        localizem e reconheçam objetos simples
 
O sistema permite que os pacientes localizem e reconheçam objetos simples, vejam e sigam os movimentos de pessoas a sua frente, encontrem portas e janelas quando ficam de frente com elas e sigam linhas retas, além de ler, desde que as letras sejam grandes.
 
Essa tecnologia começou a ser testada em 2009, no campo da neuromodulação. O aparelho já foi aprovado em alguns países da Europa e está disponível na Suíça, França e Reino Unido. Nos Estados Unidos, aguarda aceitação da “Food and Drug Administration”.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário: