quinta-feira, 13 de março de 2014

Exame para certificação do Ensino Fundamental têm inscrições abertas a partir do dia 17

Quem ainda não conseguiu concluir o Ensino Fundamental terá uma oportunidade de obter a certificação em junho, quando serão aplicadas as provas do Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições para o exame são gratuitas e devem ser feitas no período de 17 a31 de março por meio do endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/. Neste mesmo endereço, também se encontra a matriz de competência do exame, onde constam os conteúdos que serão avaliados na prova.

Podem se inscrever no Encceja pessoas a partir de 15 anos que não tiveram a oportunidade de concluir o
Ensino Fundamental. No ato da inscrição, o candidato deve ter em mãos CPF e documento de identidade e informar um endereço e-mail válido e qual a Secretaria Estadual de Educação onde vai solicitar a emissão do certificado.

Ainda durante a inscrição, o candidato deve optar por uma ou mais áreas de conhecimento para a avaliação.São elas: Língua Portuguesa, com Redação;Língua Estrangeira Moderna; Educação Física e Educação Artística; Matemática;História e Geografia e Ciências Naturais.

Para mais informações sobre o Encceja, o candidato pode acessar o edital do exame no site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) no endereçohttp://www.educacao.al.gov.br/editais/editais-2014.

Provas - As provas serão realizadas no dia 1º de junho em Maceió e Santana do Ipanema nos horários das 8h às 12h – provas de Ciências Naturais, História e Geografia – e das 14h às 19h - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Matemática. No dia de realização do exame, os portões de acesso aos locais das provas serão abertos às 7h (para o horário da manhã) e às 13h (para o horário da tarde), sendo fechados, respectivamente, uma hora depois.

O técnico da Gerência de Formação Inicial e Continuada da SEE, Rubens Lima, destaca a importância do exame. “O Encceja é uma chance para que pessoas com mais de 15 anos possam concluir o Ensino Fundamental de maneira mais rápida e dar continuidade aos seus estudos”, orienta.


Ele também chama atenção para que os candidatos, no ato da inscrição, informem um e-mail válido, visto que todas as informações relativas ao exame serão repassadas via internet. “Ele precisará checar constantemente o seu e-mail e a página do Encceja por dois motivos: primeiro, para saber se a inscrição foi validada e, depois, para ter informações relativas ao cartão de inscrição”, informa Rubens.

Nenhum comentário: