sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Programa Brasil Alfabetizado realiza seleção simplificada

Estão disponíveis 964 vagas para diferentes cargos

Texto: Kassia Nobre
Fotos: Valdir Rocha

Até o dia 6 de setembro estão abertas as inscrições para a seleção simplificada temporária para profissionais atuarem no Programa Brasil Alfabetizado. A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) disponibilizou o total de 964 vagas para os cargos de tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (40), alfabetizadores de jovens e adultos (770) e coordenadores de turmas (154). Os candidatos devem comparecer, das 8h às 14h, nas sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O edital da chamada pública está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (28) e no site da Educação (http://www.educacao.al.gov.br/ ).

7º Prêmio Professores do Brasil


O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no

terça-feira, 20 de agosto de 2013

30 de agosto PARALISAÇÃO NACIONAL


CNTE fará acampamento em frente ao Senado Federal pela votação do PNE



Definindo o calendário de mobilização para o segundo semestre, a CNTE decidiu, em aprovação unânime da plenária, a realizar um acampamento em frente ao Senado Federal para pressionar a votação do Plano Nacional de Educação no Senado. O PNE aguarda uma decisão final a três anos e meio.
O acampamento será o ponto principal da agenda de mobilização da CNTE para o segundo semestre. No mês de agosto, as centrais sindicais seguem na luta contra o projeto 4330, que trata da terceirização de trabalhadores. Dia 30 de agosto, Dia Nacional de Paralisação, marcará o início do acampamento, que ficará instalado até que o PNE tenha uma solução definitiva.
“Tivemos o compromisso de todas as entidades de enviarem trabalhadores para estarem nesse acampamento em etapas que já foram acertadas no CNE. Teremos sempre uma boa movimentação de pessoas, dialogando com os parlamentares, com os funcionários públicos dos diversos ministérios da Esplanada, com o povo de Brasília, enfim, chamando a atenção para a necessidade do PNE ser aprovado esse ano”, afirma Roberto Leão, presidente da CNTE.
Leão lembra que o PNE precisa deixar clara a destinação dos 10% do PIB para a educação pública, com ênfase nessa questão, para que seja possível avançar na construção de uma escola que seja efetivamente de qualidade, socialmente referenciada e que faça jus às necessidades do povo brasileiro.
No dia 12 de agosto há a previsão da votação da destinação dos royalties do petróleo para saúde e educação e a entidade estará mobilizada na Cãmara para pressionar os deputados a aprovarem a proposta original, descartando as alterações que comprometem consideravelmente os recursos para a educação.
A CNTE também elaborou uma nota oficial, aprovada pelo conselho, sobre o projeto 4330, afirmando que não há negociação em um projeto que nada contribui para a classe trabalhadora brasileira. A CNTE e a CUT estão mobilizadas para impedir a aprovação dessa proposta que impacta também a educação, já que em alguns estados parte dos funcionários de escola já são terceirizados, medida combatida fortemente pela CNTE.  

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Concurso público da Educação será realizado o mais rápido possível, afirma secretária

 Nomeada na última quarta-feira, a nova secretária da Educação afirma que dará sequência ao projeto de modernização da gestão e que vai investir na melhoria dos indicadores educacionais


Marina Ferro

O governador Teotonio Vilela anunciou na última terça-feira (13) a nomeação da professora Josicleide Maria Pereira de Moura como secretária de Estado da Educação. Formada em Letras, a nova titular da pasta ingressou na educação estadual em 2011, como chefe de Gabinete, tornando-se, em seguida, secretária-adjunta. Em julho, ela assumiu a Secretaria, como interina. Em entrevista à Agência Alagoas, ela conta que assume o cargo com um “novo olhar” e que sua gestão dará continuidade aos projetos em andamento, como a modernização e a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Ela adianta que o concurso público da Educação está sendo tratado como prioridade pelo Governo, que vai ofertar 3.400 vagas, com 1.700 de preenchimento imediato.

XIII Prêmio de Educação no Trânsito


O Prêmio Denatran de Educação no Trânsito é realizado anualmente e tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos técnicos, científicos e artísticos voltados ao tema trânsito.




XIII Prêmio de Educação no Trânsito
O Prêmio Denatran de Educação no Trânsito elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema Trânsito. O concurso, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e a cidadania no trânsito.



sábado, 10 de agosto de 2013

Professores têm até 12 de agosto para escolha do livro didático

Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE


Professores, diretores e coordenadores pedagógicos têm até o dia 12 de agosto para efetuarem a escolha dos livros didáticos a serem utilizados por alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir de 2014.
Para ajudar na escolha, está disponível no Portal Eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o Guia de Livros Didáticos 2014, que contém resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ao analisar o guia, os professores podem indicar os livros mais adequados ao projeto de

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Secretaria de Educação institui comissão para dar celeridade a progressões funcionais de servidores administrativos

Portaria será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (7)

Texto: Ana Paula Lins
Fotos: Valdir Rocha
Secretária assina portaria que institui comissão

A secretária interina da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, assinou nesta terça-feira (6) portaria que institui a comissão responsável pela avaliação dos pedidos de progressão por nova habilitação/titulação para os servidores beneficiados pela Lei 7.469/2013, que estabeleceu a reformulação o Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) dos servidores administrativos e de apoio do órgão. A portaria será publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial do Estado (DOE).

A partir da publicação da portaria, a comissão terá trinta dias para avaliar os pedidos de progressão feitos