Projovem Campo
Saberes da Terra
Trata–se de um programa de escolarização de jovens agricultores familiares em nível fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrado à qualificação social e profissional.
É uma ação integrada entre o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC); o Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT); o Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES); o Ministério do Meio Ambiente por meio da Secretaria de Biodiversidade e Floresta (SBF); o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) vinculada à Presidência da República.
O programa surgiu em 2005, vinculado ao Ministério da Educação pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) com a meta de escolarização de 5.000 jovens agricultores/as de diferentes estados e regiões do Brasil. Pretende formar jovens agricultores que vivem em comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, assentamentos e de pequenos agricultores.
Na Domingos Moeda, o projeto em articulação com 11ª CRE, atende 26 alunos do Assentamento Todos os Santos - Água Branca/Al.
Na Domingos Moeda, o projeto em articulação com 11ª CRE, atende 26 alunos do Assentamento Todos os Santos - Água Branca/Al.
-
Estatística
O programa está centrado nos jovens camponeses de 18 a 29 anos. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2006 (PNAD) aponta para um total de 6.276.104 jovens nesta faixa etária vivem nas áreas rurais. Desses, 1.641.940 jovens não concluíram o primeiro segmento do ensino fundamental, representando 26,16% do total e 3.878.757, (61,80%) não concluíram a segunda etapa do ensino fundamental. Para enfrentar esses índices alarmantes de exclusão educacional, o programa vai atender em 2008 uma parcela de 35 mil jovens agricultores familiares em parceria com 21 estados, municípios e movimentos sociais de todas as regiões do país e pretende atingir 275.000 jovens agricultores até 2011.
Um comentário:
Que as ações iniciais do Projovem Campo Saberes da Terra nessa escola, no Estado de Alagoas e em todo o Brasil, sejam boas sementes em terreno fértil, para que garantam à juventude camponesa o seu direito a uma educação contextualizada e significativa, capaz de responder a seus anseios, suas necessidades e a seus sonhos, permitindo-lhes continuarem no campo, com dignidade, e prosseguirem nos níveis seguintes de estudos. Parabéns e sigam em frente.
Eduardo Gois
Pedagogo especialista em metodologia de ensino e avaliação. Consultor técnico em políticas públicas junto ao ProJovem Campo (Secadi-MEC entre 2008 e 2012). Analista em políticas públicas e professor no curso de Pedagogia.
Postar um comentário